Make your own free website on Tripod.com
FIM DO SEGUNDO MILÊNIO
INÍCIO DO TERCEIRO MILÊNIO

INTRODUÇÃO - HISTÓRIA
PROFECIAS REALIZADAS
PROFECIAS QUE PODEM SE CUMPRIR
PROFECIAS QUE NÃO SE CUMPRIRAM
 
 

EDITADO ENTRE DEZEMBRO DE 2000 E OUTUBRO DE 2001
ANÁLISE DE FABIO R. ARAUJO


O ano 2000 é considerado o último ano do milênio (e do século e da década de 90). Isto ocorre porque não houve ano zero em nosso calendário. Assim, a primeira década começou a ser contada no ano 1 e terminou no ano 10. Da mesma forma, o primeiro milênio começou em 1 e terminou em 1000. Portanto, 2001 é o primeiro ano do terceiro milênio. Deve ser considerado, entretanto, que nosso calendário não é perfeito. Antes da reforma do calendário juliano, por volta de 45 a.C., alguns anos tinham cerca de 355 dias e outros tinham 375 dias e houve anos com mais de 400 dias. Antes desta época anterior a Cristo, nosso calendário serve, na verdade, apenas para dar uma estimativa da época de um acontecimento.
 

INTRODUÇÃO - HISTÓRIA

Se formos ler um pouco sobre a Antiguidade, aproximadamente entre os anos 600 a.C. e o ano 200, veremos que nenhuma guerra na Grécia Antiga começava ou acabava sem uma consulta aos oráculos sibilinos. A consulta a oráculos era comum em vários povos na Antiguidade. O futuro tentava ser conhecido em várias regiões por métodos artificiais (adivinhatórios) e naturais (inspirados): por profetizas na Germânia e Gália, druidesas britânicas, áugures e arúspices romanos, as sibilas na Grécia e em outras partes, oráculos diversos na China etc. Alguns imperadores realizavam rituais com práticas adivinhatórias em templos para tentar conhecer o futuro sobre o empreendimento de uma batalha. Com a vinda do Cristianismo, os métodos adivinatórios artificiais passaram a ser associados a magia e pouco a pouco foram combatidos e deixaram de ser empregados como eram no passado, já que a visão católica do livre arbítrio não via com bons olhos práticas artificiais de conhecer o futuro.

Dois mil anos depois, Hitler, em seu livro Mein Kampf, escrevia no final da década de 1920 na prisão que "para impedir o cumprimento da antiga profecia judaica, que prediz que os judeus um dia dominarão a face da terra, é necessário empreender uma batalha, apesar dos ideais construtivos..." Algumas profecias dizem que os judeus um dia dominarão outras nações, quando o AntiCristo chegar ao poder na Judéia e fizer alianças com outras nações poderosas. Por interpretar as profecias de uma forma particular, Hitler cometeu vários erros. Hitler também falsificou profecias de Nostradamus para invadir uma cidade francesa e usou como lema do nazismo (O 3o Reich ou reino vai durar 1000 anos) uma suposta profecia alemã, de cunho milenarista, do ano 1500, que se baseava em um estudo de profecias de um monge italiano 300 anos antes que era uma interpretação do livro do Apocalipse (que dividiu a idade do mundo em 3 eras,. a era do pai, do filho e do espíriito). Hitler também criou uma central de pesquisas que unia geografia, história, astrologia e estudo de profecias para tentar identificar o melhor momento de invadir um país.

Cristóvão Colombo, Roger Bacon, Paracelso, Isaac Newton e Leonardo da Vinci também estudaram profecias e chegaram a escrever livros sobre o assunto. As invenções de Da Vinci poderiam ser vistas por alguns como profecias tão avançadas estavam para sua época. Lutero acreditava ser o Papa Angelical, que o Papa da época era o AntiCristo e que, segundo seus cálculos, o mundo estava para acabar por volta do ano 1550. As profecias também tëm forte relação com as batalhes de Napoleão, segundo alguns, baseou seus ataques em profecias de Nostradamus e possuía um oráculo egípcio de profecias manuscrito que só ele tinha. Os incas tinham em seu maior ritual uma festa para impedir a realização de uma profecia, marcada para acontecer aproximadamente, segundo os maias, no ano 2012 de nosso calendário, que seria o deslocamento dos polos e o fim temporário do sol (morte do sol e início de uma nova época).

Foi escrito mais sobre Nostradamus, do que sobre qualquer outro habitante do nosso planeta do século XVI. Apesar de ter recebido críticas e aparentemente errado profecias, em seu túmulo, uma inscrição em latim dizia "aqui jaz o homem que conhece todo o futuro do mundo".

O Cristianismo se divide do judaísmo pela crença nas profecias messiânicas, ou seja, por acreditar que o Messias já veio, enquanto que os judeus continuam esperando o seu messias. Por outro lado, para os muçulmanos, Maomé é o profeta de Alah e Jesus não era o Filho de Deus, mas apenas um profeta. Quando Herodes mandou matar todas as crianças que haviam nascido na época do nascimento de Jesus, foi por acreditar nas profecias que indicavam que um Novo Rei nasceria naqueles dias. Os Três Reis Magos foram os únicos que visitaram Jesus. Com base em profecias de suas terras, segundo alguns estudiosos, situadas no Oriente, e de origem persa, puderam saber que o nascimento de um Futuro Rei ocorreria naqueles dias, com certa precisão. Jesus veio ao mundo para deixar ensinamentos e profecias. Quem segue suas leis ou ensinamentos, terá a vida eterna, diz sua profecia mais conhecida.

As profecias têm grande importância na história do nosso planeta, acho que não se pode negar, só ignorar. E são importantes até mesmo para entender a história de nosso planeta e, para mim pelo menos, conhecer a sua história futura. 

Com seus erros e falhas, que também podem ser constatados, indicando que os seres humanos erram, as profecias de hoje estão nos avisando de uma Terceira Guerra mundial e de uma grande catástrofe natural, associada a um deslocamento dos polos.


Muitas profecias previam o início de uma Terceira guerra mundial para o final do segundo milênio, o que não ocorreu. Outras profecias dizem que uma guerra surgida em um país perto dos árabes (Afeganistão, conflito Palestina-Israel, Guerra do Golfo...) se espalhará pelo mundo. Atualmente, penso que a maioria das profecias que possui anos associados está incorreta, mas as profecias estão se confirmando, de uma forma geral.

As alianças estão começando a se formar conforme as profecias seculares previam: a Europa mais unida do que nunca, os muçulmanos mais unidos do que nunca, os russos até certo ponto aliados aos muçulmanos, e possivelmente também à China e outros países do Oriente. Algumas profecias falam de guerra do Ocidente contra o Oriente.

A possível crise econômica mundial que precede a guerra mundial (com a bolsa Nasdaq em queda 70% desde os últimos 2 anos (Yahoo desceu 96%) e outras bolsas do setor tecnológico enfraquecidas, trilhões de dólares desapareceram do planeta no final do segundo milênio). Se desconsiderarmos os anos associados errados em algumas profecias, poderíamos supor que a situação atual do planeta não é muito diferente do que as profecias prevêem para os tempos que precederão à terceira guerra.

Além de uma crise econômica, as profecias profecias também falam de guerras ou conflitos civis pouco antes do início da terceira guerra mundial. Falam do fim do capitalismo para uns vinte anos e do nascimento de um sistema, aparentemente, mais justo. Em julho de 2001, houve uma guerrilha civil em Gênova com 1 morto, 231 feridos e 280 presos, além de dezenas, talvez centenas de carros queimados e lojas destruídas. O mundo parecia estar contra a globalização ou contra o capitalismo. Em 11 de setembro de 2001, houve quase 7000 mortos em NY, no atentado terrorista. Em 1941, em Pearl Harbour, foram 2500 mortos e isto fez os EUA entrarem na 2a Guerra. Pouco depois, houve um atentado terrorista na França, com cerca de 25 mortos e 2500 feridos. Estes atentados poderiam ser vistos como conflitos civis.

Outras profecias diziam que as catástrofes naturais (o deslocamento abrupto dos polos) ocorreriam ainda no segundo milênio, por outro lado, elas deixavam claro que este fenômeno, ocorra quando ocorrer, virá somente depois do início da Terceira guerra mundial. E que antes de acontecerem bruscamente, deveriam acontecer lentamente durante cerca de 50 anos. Estes 50 anos de mutação lenta, aquecimento no hemisfério Norte e esfriamento no hemisfério Sul (2 graus no máximo nas cidades mais ao Norte ou mais ao Sul) já ocorreu. Atualmente, neste final de 2001, por exemplo, a temperatura na Itália está entre 4C e 8C mais alta que a média do mesmo período. A grande catástrofe, prevista pelos incas, maias e astecas foi marcada para (entenda-se aproximadamente) 2012. Os cientistas vêm culpando Niñas e Niños para explicar mudanças climáticas previstas em profecias pouco conhecidas e o mundo se reúne tentando entender o "aquecimento global" e buscar formas de interrompê-lo.

Mesmo que algumas profecias ou textos que tenham se passado por profecias não tenham se cumprido, em relação aos anos, algumas profecias parecem estar se confirmando.


PROFECIAS REALIZADAS (OU QUE ESTÃO SE REALIZANDO)

Benjamin Solari Parravicini, argentino, nascido em 1898 e falecido no início da década de 70 deste século, predisse que a bolsa de Nova Iorque estaria no chão na década de 90. A década de 90 passou e nada parecia acontecer. Até que no último ano da década de 90, no ano 2000, principalmente nos últimos meses, a bolsa Nasdaq, mercado acionário com empresas da área tecnológica, teve o que pode ser considerado a maior queda de sua história e uma das maiores quedas da história de todas as bolsas americanas. A razão da queda é principalmente devido a empresas de Internet, que estão literalmente quebrando. A Nasdaq termina o ano 2000 próxima a 2500 pontos e no ano 2001 fica abaixo de 1500 pontos. Isto significa que US$ 3 trilhões literalmente desapareceram do nosso planeta desde março de 2000, quando ela estava perto de 5000 pontos. O ano 2000 foi o pior ano da história da Nasdaq, mas o ano 2001 não fica muito atrás. Vale lembrar que todas as bolsas de tecnologia dos países do primeiro mundo estão muito baixas, não somente a Nasdaq. Além disso, o índice S&P dos EUA foi o pior dos últimos 20 anos. E a bolsa de NY das empresas tradicionais teve o primeiro índice negativo dos últimos 10 anos. E se a Nasdaq chegar realmente ao chão, ela deve continuar a tendência de baixa.

As profecias também mencionam guerras civis em alguns países europeus, como Itália, França, Espanha antes do início da Terceira guerra, citando meses de fevereiro e março de algum ano. Isto ainda não aconteceu, mas têm ocorrido alguns conflitos civis isolados. Mas a Terceira guerra mundial, de acordo com as profecias, começará durante a primavera (no hemisfério norte), que corresponde aproximadamente a março. Segundo algumas profecias, Paris será destruída em uma guerra civil poucos dias antes do início da terceira guerra mundial.

Benjamin S. Parravicini e Alois Irlmaier, ambos falecidos no século XX, estavam certos que a Terceira guerra mundial começaria com um conflito localizado inicialmente no Oriente Médio. Há dezenas de profecias, talvez centenas, prevendo que os muçulmanos invadirão Jerusalém, que eles estariam unidos contra, também, a Europa e os EUA, aliados da Rússia.

A Terceira guerra mundial pode já ter começado. Caso contrário, se ela não tiver começado, quase todas as profecias com anos associados à Terceira guerra estarão erradas, independente da origem, sejam católicas, espíritas ou de outras origens. Por outro lado, na região do Congo, na África Central, está ocorrendo a maior guerra que aconteceu no continente africano, com vários países envolvidos, há alguns anos.

Há profecias também sobre outros acontecimentos do século XX, como a AIDS, sobre foguetes, problemas na camadas de ozônio, Internet, mas sem anos associados como, por exemplo, uma de Emma Kunz, feita em 1938.

"Haverá aviões com formas de lápis que levarão os homens ao espaço e, ao fazer isso, farão buracos na atmosfera, deixando que raios cósmicos letais matem muitos milhões".

A combustão dos foguetes e consequente liberação de altas quantidades de CO2 em altas camadas da atmosfera é um grande destruidor da camada de ozônio. Quanto aos milhões de mortos, ainda não vi relação clara, somente se uma doença como a AIDS ou o câncer tivessem relação com a camada de ozônio. O câncer de pele tem.

Em relação à conhecida profecia contida na quadra X.72 das Centúrias de Nostradamus, ela parece estar se referindo a Vladimir Putin, e a profecia pode ter se cumprido, apesar da maioria dos escritores anteriores ao aparecimento de Putin, antes de 1999, ter pensado que a quadra se referia ao início de uma grande guerra, ao AntiCristo e mesmo ao fim do mundo e chegada de extraterrestres:

Quadra X.72

"L'an mil neuf cent nonante neuf sept mois,
 Du ciel viendra um grand Roy d'effrayeur
 Ressusciter le grand Roy d'Angoulmois
 Avant après Mars regner par bonheur."

Em 1999, sete meses, do céu virá um grande rei de assustar ressuscitar o grande rei de Angoulmois. Antes depois, a guerra reina pela felicidade. Putin, que apareceu do lado de Yeltsin em agosto de 1999, após sete meses completados, após 7 meses completados, no 9º dia de agosto, o desconhecido Vladimir Putin chegou ao poder como 1º ministro russo. Na época, desconhecido, ele tinha 2% de aprovação da população. Hoje, com a aprovação da maioria, Putin tem seu rosto tatuado no braço de russos, é adorado como um ídolo, como foi Hitler em sua época.

A 2ª Guerra mundial deve ter sempre sido um motivo de tristeza para Putin. Seu pai, voluntário na 2a guerra, quase morreu e adquiriu ferimentos que o marcaram por toda a vida. Além disso, Putin via seu pai mancando ao andar todos os dias. Sua mãe também quase morreu durante a 2a guerra, tendo desmaiado de fome próximo de cadáveres em Leningrado. Ela, então, foi confundida com um cadáver até que despertou, após ter murmurado alguma coisa, e foi identificada como viva. Putin foi o único filho que sobreviveu dos 3 filhos do casal. Nascido em 1952, 7 anos após o final da 2a guerra, chegou a presidência da Rússia subitamente nos últimos dias de 1999 quando, segundo uma profecia antiga, "as luzes se apagarão". A história de Putin poderia parecer um filme sobre AntiCristo?

Neste final de milênio, se reuniram na Europa, os líderes das principais nações européias. Os EUA também participaram. A questão que estava sendo discutida era a mudança do clima no planeta, o aquecimento global no hemisfério Norte, que preocupa muito as nações ricas, situadas no hemisfério Norte. Clinton afirmou que esta última década do milênio foi a mais quente de todas da história dos EUA. Mais do que isso, uma pesquisadora americana, que realizou pesquisas em topos de montanhas no Tibete, afirmou que esta foi a década mais quente dos últimos 1000 anos. Mas isto se refere somente a algumas regiões do planeta. Há décadas, as profecias estão falando da mudança climática do planeta. Agora, os líderes do mundo se reúnem para debatê-la.

Se você está no Brasil, deve ter percebido que este inverno de 2000 foi mais frio do que o normal e houve alguns dias em dezembro que lembravam dias do inverno, em algumas regiões do Brasil.

Os estudiosos de clima estão cientes que o clima no hemisfério sul está mais frio. Um dos participantes na reunião acima perguntou na conferência para todos "O que pode estar acontecendo?"

Ao mesmo tempo, vários cientistas estão hoje comprovando que o gelo em algumas regiões das camadas no Norte está derretendo, enquanto que o nível da água do mar não está aumentando. O que poderia explicar esta mudança?

As profecias, como de Edgar Cayce, dizem que antes do deslocamento abrupto dos polos, ocorrerá um deslocamento lento, até o momento que ocorrerá a catástrofe. Nos anos que este deslocamento lento acontece, o clima muda lentamente. Assim, quando o polo do planeta muda de posição, parte do gelo derrete... entretanto, o gelo se formará em outro lugar. Por esta razão, o nível do mar não está subindo. Mas as profecias brasileiras dizem que "o sertão vai virar mar" e que a Inglaterra e a Irlanda e muitas outras nações serão um dia engolidas pelas águas do mar que, depois de um tempo, retrocederão. Após ocorrer o deslocamento abrupto dos polos, o gelo derreterá rapidamente, causando a inundação em todo o planeta. Entretanto, enquanto isso, nos novos polos, lentamente, novas camadas de gelo serão formadas. O gelo derrete mais rápido do que se forma. Isto ocorreu no dilúvio, se você pegar sua bíblia e ler verá duas passagens dizendo que "as cataratas dos céus e as águas de baixo" causaram o dilúvio (que significa inundação). A chuva poderia ter sido causada pela condensação formada durante o derretimento do gelo. Noé escapou de um deslocamento dos polos e a lituratura antiga judaica e de outras origens parece comprovar isto. O dilúvio está presente em várias culturas, existiram vários "Noés", um em cada povo, conforme as próprias lendas, mesmo de tribos indígenas atestam. Se regular, o "dilúvio" deve ocorrer aproximadamente a cada 5.000 anos.

Pule esta parte se não precisar de comprovação de cientistas, esquimós etc.

Cientistas dizem que as camadas do Polo Norte está derretendo (20 agosto de 2000 - www.abcnews.com)
(alguns trechos:)

Em uma expedição recente da Noruega ao Polo Norte, o palentologista Malcolm McKenna com um grupo de outros cientistas e turistas, encontrou cerca de uma milha de água aberta bem na coroa do planeta. McKenna ficou chocado com o que viu. "Quem acha que o aquecimento global não está acontecendo deveria prestar um pouco de atenção a este acontecimento".

Doug Martinson, professor de oceanografia no Lamont-Doherty Observatory da Columbia University, afirmou que o gelo está 40% mais fino do que estava na década de 1950. Ele acredita que o Polo Norte está aquecendo a uma velocidade alarmante, o que traria consequências ambientais.

Esquimós do polo norte testemunham aquecimento no Ártico (16 novembro 2000 - www.abcnews.com)

Enquanto governantes e cientistas debatem as mudanças do clima, esquimós na ilhas Bank no norte do Canadá já estão convencidos do aquecimento na região.

A prova está na terra e no gelo ao redor deles, dizem: "a camada de gelo está se tornando mais fina, há menos focas e ursos polares para caçar, por causa do gelo mais fino e o aquecimento trouxe mais mosquitos que ficam mais tempo. Não podemos mais 'ler' o tempo, como estávamos acostumados a fazer." disse Rosemarie Kuptana. Ela também disse que "o congelamento no outono começa um mês mais tarde do que ocorria no passado, e o degelo da primavera vem mais cedo. Os invernos não são mais tão frios como antes". Ela também disse que a camada de gelo está derretendo com uma velocidade espantosa. Ela descreveu bases de casas rachando e se deslocando. Kuptana, caçadores e pescadores estão convencidos que a tendência de aquecimento na região está mudando a vida deles.

Há cada vez mais provas de derretimento de gelo no Ártico. "Isto fornece uma forte base para concluir que a mudança de clima não é somente teoria", disse Graham Ashford, que liderou um projeto de pesquisa entre os esquimós para um instituto internacional.

Os animais também são a prova: espécies de animais e pássaros que nunca iam até a ilha agora podem ser vistos regularmente, como uma espécie de andorinha e o salmão. Também há mais abelhas, moscas e mosquitos nos meses de verão.

Aquecimento nas montanhas - 15 setembro de 2000 (www.abcnews.com)

Ellen Mosley-Thompson da Universidade estadual de Ohio, membro de uma equipe de pesquisas liderada por Lonnie G. Thompson disse, após pesquisar no Himalaia: "Este último século foi o mais quente dos últimos mil anos". "Em todos os lugares que vamos, vemos a mesma cena". Herman Zimmerman, diretor da divisão de ciências terrestres da National Science Foundation disse: "Isto é algo que precisa ser levado a sério por todos os povos do planeta".
 


PROFECIAS QUE PODEM SE CUMPRIR

O padre católico e santo Jean-Marie B. Vianney, homem simples, sobre quem ficaram registradas profecias e predições confirmadas sobre as pessoas que o visitavam, que nasceu próximo da época da Revolução francesa na França, disse que a guerra aconteceria nos anos "1, 2, 3 e 4". As profecias indicam que a duração da terceira guerra mundial será de três anos e meio. Poderia ser 2001 a 2004.

O antigo livro Liber Vaticinationem Quodam, escrito por volta do ano 350, anuncia uma guerra dizendo:
 "O terceiro milênio é momento da terceira grande guerra. A França é destruída, a terra treme...."

Trechos da profecia seguinte, proveniente do Claustro de Mariental, em Magonza, Alemanha, encontrada no início do século XIX, parecem ter ocorrido com precisão. Parte da mensagem fala da primeira e segunda guerras mundiais, do advento do nazismo e da divisão e reunificação da Alemanha. Sobre o futuro, a profecia fala de uma guerra relâmpago:
"Serão somente dezoito dias. Mas serão dezoito espinhos para todo o mundo. Que entrarão na carne dos homens, em um tempo que não será muito longe do Dois mil".

A profecia abaixo, apesar de não ter ano associado, de Santo Anselmo, Bispo de Sunium (século XIII), foi incluída nesta lista por ter uma referência que parece ser ao papa João Paulo II, ou seja, parece estar falando do momento atual.
"Desgraça a ti, cidade de sete colinas (Roma), quando a letra K for louvada em teus muros (Karol Woytilla). Então, a
tua queda estará próxima. (...) E tu, homem de barba grande (o líder muçulmano), tu a perderás e perderás teu valor
em todo o mundo, por ter presidido a morte do Pontífice que se chama João Obi”. (João Paulo é o único Papa que
adotou dois nomes. Bis é dois em latim e Obii é óbito, morrer, por do sol - João Paulo II é também chamado do Papa trabalho do sol pela profecia de São Malaquias e Nostradamus.).

A profecia abaixo também não tem ano associado, mas tem relação com os problemas atuais na Ioguslávia. Talvez fale de Milosevic. Profecia de uma Irmã da Ordem da Rainha Brigitte, Roma (publicada na década de 70).
"A terceira guerra mundial começará dias depois de um assassinato de um líder no setor da Ioguslávia-Hungria".

Um certo Merlin, o lendário, que teria vivido na época do Rei Arthur, próximo aos séculos V e VII, ou outro Merlin, disse:
"Antes que o cristianismo tenha 2000 anos, o oriente se inflamará e muitas pessoas morrerão. Haverá um Papa (João Paulo II) que não ousará continuar em Roma."
 O cristianismo pode ser considerado como tendo surgido após o nascimento de Cristo (que ocorreu por volta do ano 5 a.C. ou após o início de sua pregação ou após a sua morte.

Alois Irlmaier (1894-1959) foi um cristão simples que viveu em Freilassing, Alemanha. Durante a vida, ajudou a polícia a descobrir criminosos, ajudava no diagnóstico de doentes e falava da terceira guerra, que segundo ele, iniciaria logo depois do assassinato de um grande "em qualquer lugar perto dos árabes" e um assassinato nos Bálcans. Ele fez uma profecia com números, que apareceu em alguns textos e foi associada a 1999.

"Vejo três noves, mas não sei o que significam" - A terceira guerra estaria relacionada a algo ocorrido em 1999?

Entretanto, esta profecia aparece em um livro alemão escrito por um pesquisador mais sério, aparentemente o estudioso mais sério na Alemanha sobre Irlmaier e ele afirma que a profecia original dizia "um oito e dois noves" e não três noves. Neste caso, parece ser alguma referência a Vladimir Putin.

As profecias de Jesus Cristo sobre o deslocamento dos pólos podem ser encontradas no capítulo 21 do Evangelho de Lucas, versículos 25e 26. A Vulgata, traduzida por volta do ano 400, diz assim:

"21:20 cum autem videritis circumdari ab exercitu Hierusalem tunc scitote quia adpropinquavit desolatio eius
(...)
21:24 et cadent in ore gladii et captivi ducentur in omnes gentes et Hierusalem calcabitur a gentibus donec impleantur
 tempora nationum
21:25 et erunt signa in sole et luna et stellis et in terris pressura gentium prae confusione sonitus maris et fluctuum
21:26 arescentibus hominibus prae timore et expectatione quae supervenient universo orbi nam virtutes caelorum movebuntur
21:27 et tunc videbunt Filium hominis venientem in nube cum potestate magna et maiestate
(...)
21:33 caelum et terra transibunt verba autem mea non transient"

A Bíblia de Jerusalém, cuja versão francesa foi traduzida dos originais gregos e hebraicos, tem a seguinte tradução em português para este trecho:

"21:20 Quando virdes Jerusalém cercada de exércitos (muçulmanos?), sabei que está próxima a sua devastação.
(...)
21:24 E cairão ao fio da espada e serão levados cativos para todas as nações (e haverá mortes e prisões em todas as nações) e Jerusalém será pisada por nações até que se cumpram (ou terminem - impleare em latim significa também terminar, completar) o tempo das nações. (até o fim das nações, até que sejam destruídas)
21:25 Haverá sinais no sol, na lua e nas estrelas; e na terra, as nações (gentium: ou povos; pessoas) estarão em angústia, inquietas pelo bramido do mar e das ondas (ou inundação; fluctuum, em latim, significa também inundação)
21:26 os homens desfalecerão de medo e pela expectativa do que ameaçará o mundo habitado, pois os poderes dos céus serão abalados (ou movidos; movere significa também mover, o que teria clara relação com o deslocamento dos pólos, ou a expressão pode ter relação com os três dias de trevas caso signifique abalados realmente)
21:27 e então verão o Filho do homem vindo numa nuvem com poder e grande glória
(...)
21:33 o céu e a terra passarão (mudarão), minhas palavras, porém, não passarão".

Clara referência ao deslocamentos dos polos?
 


PROFECIAS QUE NÃO SE CUMPRIRAM

Agora que o milênio passou, se poderá perceber e deixar claro que vários textos que passaram por proféticos com anos associados aos eventos não foram realizados.

Como se pode notar, quando falamos de profecias com anos associados, há mais profecias que NÃO se cumpriram do que profecias que se cumpriram. Por outro lado, mesmo estas profecias com anos associados, possuem textos semelhantes a outras sem anos. Ou seja, talvez poderíamos supor que o único erro de algumas profecias está no ano do acontecimento. Outras, parecem textos falsos.

Talvez a humanidade ainda não tenha atingido um estágio de fazer profecias com anos com alto índice de acerto. Principalmente se nada ocorrer nos primeiros meses de 2001, já que as profecias insistem em afirmar que a terceira guerra começará na primavera européia, ou seja, perto de março. Caso nada ocorra em 2001, o percentual de profecias com anos incorreto seria altíssimo, inviabilizando qualquer estudo mais aprofundado para tentativa de entendimento de anos nas profecias passadas. Isto não anularia o estudo generalizado do assunto. Caso uma guerra comece no início de 2001, poderia ser considerado como fruto do que foi construído no século XX, e as profecias poderiam ser consideradas como não tão erradas, talvez certas.

A verdade é que vários textos, autênticos ou não, é muito difícil saber hoje, foram considerados proféticos e registrados em livros de profecias através das décadas mas não se confirmaram. Isto demonstra um certo grau de falsidade na humanidade? Existe sim falsidade neste meio. Um exemplo de uma profecia que parece ser parcialmente falsa é uma atribuída a uma certa Mother Shipton, que deixou escrito um texto com cerca de 20 linhas com várias profecias que parecem ter se confirmado, como sobre a invenção de submarinos, televisão, Internet e no fim do texto dizia no final que "a Inglaterra finalmente será dominada pelo inimigo e o fim do mundo será em 1881", que foi mudado depois para "1991". Antes deste final mentiroso, há aparentemente 20 linhas de profecias realizadas, sem ano, mas o texto termina estranhamente com uma profecia não realizada.

Preparei esta lista, a título de esclarecimento. Devemos saber e ter claro em mente que textos que se passam por proféticos e não são realizados existem. E talvez continuem a ser preparados. Esta lista está longe de estar completa, é só uma amostra ou um exemplo, existem outras profecias, com anos associados, que não foram realizadas, como as feitas pelo americano Edgar Cayce, pelo irlandês Cheiro (quiro), além de profecias espíritas, católicas e de outras origens. Gostaria de deixar registrada uma observação criticando os escritores de profecias, que costumam divulgar mais as profecias que se confirmam de um "profeta", mas parecem ocultar seus erros. Um bom exemplo é Cheiro. Em seu livro original, há várias profecias que não se realizaram. Mas os escritores de profecias, quando o mencionam, mesmo recentes, não mencionam estes erros, somente uma profecia sobre o deslocamento dos pólos que ele fez e nada mais, dizendo que ele acertou várias vezes. Sim, pode ser verdade, mas é verdade que errou várias também. E esta informação é fundamental para se avaliar qualquer possível profecia desta pessoa.

1) A profecia abaixo é dita ser antiga, mas não parece haver referência a ela anterior a 1915.

"(...) Veja, toda a terra está cheia de turbulência e descontentamento. Os líderes usam seus vastos poderes para dominar mais e a multidão em luta se desdobra como uma serpente a procura de sua presa. Eles capturam as nações vizinhas e desperdiçam suas forças para destruir uns aos outros. Os vitoriosos estão sem energia para comemorar (...) pois a última metade de hora é constituída pelo período mais terrível da história da terra (...) E quando chegarem os últimos quinze minutos da última hora (...) as multidões amarelas no lugar do Sol Nascente (China e/ou Japão) e as multidões brancas do reino do meio (Iraque e/ou a Rússia) deram as mãos (...) E veja, eles despejam sua ira terrível sobre os habitantes do reino da ilha (Inglaterra) que está inchada com vitória e o excesso produzido com comércio pelo mar e pela terra  (...)"

 Se um século é considerado acima como um dia (com 24 horas), então uma hora equivalerá a 4,1666 anos ou cerca de 4 anos. O último quarto de hora significa, portanto, o último ano do milênio (2000).

2) A seguinte profecia foi encontrada no final do século XIX na biblioteca do Mosteiro Neamt, na Romênia. Supõe-se que a profecia tenha sido escrita por volta do século XIV.

"Doenças desconhecidas e pestes acompanharão o fim do Milênio, porque a última besta liberará ouro e veneno... E o ouro terminará por produzir desespero, enquanto que o veneno produzirá a morte. No tempo do sétimo selo, a terra será uma fábrica abandonada de venenos. E os poucos homens sábios que permanecerão não poderão fazer outra coisa que invocar a ira de Deus, para que a besta ímpia que terá destruído a vida seja destruída".

3) Maria Laach, uma religiosa alemã, fez várias profecias no século XVI:

"O século vinte trará morte e destruição, apostasia da Igreja, discórdia em famílias, cidades e governos; será o século de três grandes guerras com intervalos de algumas décadas. Elas se tornarão ainda mais devastadoras e sangrentas e deixarão em ruínas não apenas a Alemanha, mas todos os países do oriente e ocidente. (...) Após uma grande derrota da Alemanha, se seguirá a próxima grande guerra. Não haverá mais pão para as pessoas e alimento para animais. Nuvens venenosas, fabricadas por mãos humanas, abaixarão e exterminarão tudo. A mente humana estará tomada por insanidade."

4) Em sua época, Stormberger era bem conhecido por suas profecias. Vários especialistas austríacos de profecias da região da Bavária documentaram suas profecias, mas os livros contendo seus escritos foram condenados pelos Nazistas e foram queimados, porque previam a derrota de Hitler, que se interessava por profecias. Mas fragmentos dizendo que ele previu a invenção de carros, trens e aviões foram preservados. Ele disse com precisão o dia em que a Primeira Guerra Mundial começaria, sua duração, as armas usadas. Ele predisse a Grande Depressão de 1929, o Terceiro Reich, a Segunda Guerra Mundial, a Suástica, a derrota e a divisão da Alemanha etc. Ele também disse que haveria três guerras mundiais no século vinte:

"Duas ou três décadas após a primeira guerra, virá uma segunda guerra ainda maior. Quase todas as nações do mundo estarão envolvidas. Milhões de homens morrerão, sem ser soldados. O fogo cairá do céu e muitas grandes cidades serão destruídas. E depois da segunda grande guerra entre as nações virá uma terceira conflagração universal, que determinará todas as coisas. Haverá armas totalmente novas. Em um dia, mais homens morrerão do que em todas as guerras anteriores juntas. As batalhas serão realizadas com armas artificiais (químicas). Catástrofes gigantescas ocorrerão. Com os olhos abertos, as nações do planeta passarão por estas catástrofes. (...) Tudo ficará diferente de antes, e em muitos lugares a Terra será um grande cemitério. A terceira guerra será o fim de muitas nações."

5) Monge alemão, Ludwig Heinrich, que viveu no século XVII:

"Nos últimos anos do século XX, se verá o desaparecimento de inúmeras espécies animais, mortas pelo homem. Mas no final, será o homem que condenará o homem à morte, porque tudo que cresce na terra conterá a essência da morte. O ar será o sopro da morte e, assim que o homem respirá-lo, respirará a morte". (armas químicas)

6) Acredita-se que a profecia seguinte, encontrada no Mosteiro de Sainte Claire, Perpignan, na França, seja do século XIV, e foi atribuída por alguns ao abade Reymond. O texto está dividido em cinco partes, cada parte profetizando sobre um século dos últimos cinco do milênio. Eis alguns trechos da última parte:

"Por mais estranhos que possam parecer os tempos passados, o último século do milênio superará a todos. Será semelhante a um carro que se move com dificuldade, guiado por incapazes e servos de Satanás. Nesse período de terror, haverá grande pobreza espiritual. (...) Muitos reis perderão o trono e alguns reis recuperarão o trono. Começará uma guerra. E depois uma outra guerra. E uma outra guerra. Do céu cairá o inferno. Na ânsia de uma vida errada, o homem terminará envenenando todo o mundo. Nuvens envenenadas cubrirão a terra. E máquinas monstruosas dominarão os céus. O fogo destruirá muitas cidades. E os homens terminarão destruindo uns aos outros".
 
7) Profecia de Staretz, de origem russa, aparecida em próximo ao 1850:

"O último século do milênio é uma montanha, sobre a qual dormem três bestas (guerras). A primeira acordará no início do caminho (século). E de sua garganta sairá sangue. A segunda acordará na metade do caminho. E da sua garganta sairá fogo. A terceira acordará no final do caminho. E de sua garganta sairá a horrível heresia."

8) Profecia de Santa Anastácia, encontrada no final do século XVI em um Mosteiro em Moscou.

""As pequenas nações (árabes?) formarão uma grande nação. E grandes serão as guerras, antes que as nações voltem a se despedaçar. Na parte final do milênio, uma serpente invisível agitará os povos, que se deslocarão pela terra, como lobos famintos, espalhando fome e pestes. Roma e Moscou cairão na mais profunda desordem. O fim do milênio verá muita violência e muito sangue. (...) Os muros das igrejas estarão manchados de sangue".

9) A Profecia de Ladino, um vidente italiano do século XVIII:

"O mar está louco. Muitas terras tremerão. Um arado profundo passará nas terras do mundo. A Grande Serpente nascerá no Oriente. Quando o milênio estiver no fim, os cristãos serão igualmente pagãos. A única fé estará no dinheiro e no poder; trunfarão o engano, a corrupção e a violência."

10) O monge russo Rasputin, que fez profecias realizadas - sobre seu assassinato, sobre a revolução russa etc. disse:

"A humanidade está andando na direção da catástrofe. Os menos capazes estarão guiando o carro. Isto acontecerá na Rússia, na França, na Itália e em outros países. A humanidade será destruída pelos barulhos dos lunáticos. A sabedoria será acorrentada. O ignorante e o prepotente ditarão as leis para o sábio e para o humilde. Assim, a maior parte da humanidade acreditará nos poderosos e não mais em Deus. A punição de Deus chegará tarde, mas será tremenda. E chegará antes que nosso século termine. Então, finalmente a sabedoria será liberada das correntes e o homem voltará totalmente a Deus, como o bebê que vai para a sua mãe. Desta forma, a humanidade chegará ao paraíso terrestre".

11) Na capela de São Nicolas, na cidade de Popovka, perto de Taganrog e do mar de Azov, existia uma profecia de um monge chamado Pouskof, datando do século XV :

"No final do século XX, a Rússia verá grandes desordens. As casas, os povos, as terras serão transformados por muito sangue. Nós assistiremos a coisas terríveis através de quadros (TV). O que está no alto descerá. (possível conversão). Aquilo que está embaixo voltará ao alto."

12) A revista alemã Neues Europa publicou em 1963 o que é dito ser a terceira parte do segredo da aparição em Fátima, Portugal em 1917. A mensagem explica que "a grande guerra virá na segunda parte do século XX. O fogo e a fumaça cairão do céu e as águas dos oceanos se tornarão vapor, projetando sua espuma até o céu e destruindo tudo abaixo. E milhões e milhões de pessoas morrerão de uma hora para outra...". Em 1981, em Fulda, na Alemanha, quando perguntado sobre o que era esta mensagem secreta, o Papa João Paulo II respondeu: "Devido à seriedade do conteúdo do segredo de Fátima, meus predecessores no Trono de Pedro preferiram diplomaticamente adiar a publicação. Além disso, pode ser suficiente aos cristãos saber que, se há uma mensagem que diz que os oceanos inundarão partes inteiras do mundo, e milhões de pessoas morrerão, de um minuto para o outro, não é realmente o caso mais de desejar a publicação desta mensagem secreta."

13) Profecia de um manuscrito do século XVI:

"Quando a história do homem entrar no ano 2000, (...) a foice da lua queimará as folhas. (...)  Porque nesse tempo a foice da lua será a lei que escravizará o mundo."

A foice era o símbolo do comunismo, que seria a Rússia hoje e a lua é o símbolo dos muçulmanos.

14) O Irmão "X", de origem espírita, publicado nos anos 50, no Brasil:

"No fim do século a Terra será um caos. A sua superfície se verá crestada pelo fogo das bombas atômicas. A Europa será um vasto cemitério. A Ásia e a África serão verdadeiros desertos. Parte das Américas será horrivelmente mutilada. Os gelos polares, por efeito da verticalização do Eixo da Terra, se deslocarão abruptamente, inundando várias regiões. As águas cobrirão extensão imensa da terra e a parte habitável dos continentes será reduzida a um terço, os mares estenderão os seus domínios e terras recuarão nas suas proporções. "

15) A vidente italiana Gina Bonet declarou à imprensa há décadas, neste século: "O Coliseu e a Torre Eiffel serão destruídos e um terço da humanidade perecerá em uma guerra atômica, antes do fim do século."

16) A religiosa francesa Jeanne de la Royer, que viveu no século XVIII, famosa por suas profecias, disse que "o ano 2000 não chegará sem que chegue o fim dos tempos, como vi na luz divina."

17) Bartolomew Holzhauser, nascido na Baviera em 1631 e falecido em 1658, profetizou a Primeira Guerra Mundial, o nascimento do Czar da Rússia e a Segunda Guerra Mundial. Ele afirmou que no fim do século XX haverá um castigo terrível.

18) Profecia do Templário de Saint-Almis
"Próximo do meio do último ano (2000), os sinais e o número aparecerão no céu. Os pássaros de ferro obscurecerão o sol. As bestas do Apocalypse sairão do mar. As chamas do inferno rodearão a Terra. Ao mesmo tempo, o céu queimará e o mar crescerá e as terras serão engolidas. E o homem conhecerá a verdade".

19) Filippo di Lione (28 de março de 1897):
"Em cem anos, haverá um cataclisma tal que a Terra será girada e nós estaremos no Polo Sul (...) porque este século (XX) não terminará sem o acontecimento de todas estas coisas."

A propósito, todas as profecias sobre o deslocamento dos pólos que tinham ano associado que encontrei, prediziam que este acontecimento ocorreria no século XX ou no final deste.

20) Esta profecia de Santa Bernadette, que a recebeu em Lourdes no século XIX, foi descoberta em dezembro de 1998 por um Padre francês que pesquisava na Biblioteca do Vaticano. Ela estava em uma carta encontrada no Vaticano. Foi publicada na Internet e traduzida de um jornal escrito por Vincenzo Sardi, Weekly World News, copyright © 1999. A carta continha cinco profecias, quatro delas já realizadas.A tradução completa do site onde foi publicada a profecia em inglês pode ser vista no site Almanque de Profecias. A quinta profecia dizia, em parte, o seguinte:

"Na véspera do ano 2000, um combate final entre os seguidores de Mohammed e os cristãos no mundo ocorrerá. (...) Mas ao completar o tempo, o sinal da cruz prevalecerá e todos do Islam serão forçados a se converter ao Cristianismo. Seguirá um século de paz e alegria pois todas as nações da Terra abaixarão suas espadas e escudos."

21) Teresa Musco (1943-1976) foi uma italiana que, com 8 anos, recebeu mensagens de Maria. Em uma delas, registradas em seu diário de 1951, escreveu que "o Pai enviará um grande castigo para a humanidade na segunda metade deste século". Ela também recebeu algumas outras mensagens interessantes.

22) Em Dozulé (um pequeno vilarejo 250km de Paris), França, Madalena Aumont começou a receber mensagens de Cristo, depois de quatro anos sem ir à Igreja. Em 1974, ela recebeu uma mensagem dizendo que "se a humanidade não se opor a Satã, Ru o deixarei agir, e haverá a catástrofe, uma calamidade como nunca vista desde o dilúvio, e isto ocorrerá antes do fim do século".


Fabio R. Araujo
fabioa@imagelink.com.br